Principais Realizações

Propositura e defesa para a criação da APA do Pouso Alto (Área de Proteção Ambiental com 872.000ha), pelo o Instituto Oca Brasil através de seu eminente conselheiro Dr. PauloNogueira-Neto, aprovada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente do Estado de Goiás com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Goiás - SEMARH e decretada pelo Exmo. Sr. Governador Marconi Perillo.


Criação da RPPN Cara Preta com 975 ha, no município de Alto Paraiso, área de influência do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que contém a mais alta nascentes do Rio Tocantins - 1.658 m, com elaboração de plano de manejo com recursos obtidos junto ao Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA.
 

Criação da RPPN Nascentes do Rio Tocantins com 270 ha localizada no município de São João da Aliança, área de influência do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros onde estão presentes todas as fitofisionomias do Cerrado, sendo expressiva a presença de matas ciliares, veredas, campos úmidos, rupestres e onde se encontram nascentes do Rio Tocantins.

Criação de Área de Proteção Ambiental São Miguel com 197 ha, localizada no municipio de Alto Paraíso área de influência do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. 


Assessoramento a proprietários do Estado de São Paulo para criação de RPPN no município de Jundiaí, na Serra do Japi, área tombada pelo Governo do Estado de São Paulo.


Parceria com a Prefeitura de Alto Paraíso e The Nature Conservancy – TNC para a implantação do Parque Municipal do Rio dos Couros.


Parceria com a Prefeitura de Alto Paraíso e a Associação de Moradores de São Jorge - AJOR para implantação do Parque Municipal do Distrito de São Jorge.


Implantação de sistema Agroflorestal, na sede do Instituto Oca Brasil, a qual está usando sua tecnologia, através de técnicos formados pelo Instituto, para implantar sistemas, nos mesmos moldes, em várias regiões do país como por exemplo na aldeia dos índios Krahô no Estado de Tocantins.


Viveiro de mudas nativas do cerrado para recuperação de áreas degradadas, APPs Reservas Legais e paisagismo em parceria com o IBAMA e a EnelPower/Transmissora Sudeste Nordeste – TSN.


Realização de eventos culturais de grande porte como as apresentações da “Raga do Cerrado” do artista Alberto Marsicano, no Teatro Nacional de Brasília e na Sala São Paulo do Complexo Cultural Júlio Prestes na capital paulistana, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, das Embaixadas da França e da Índia.


Criação, produção e realização do Festival de Inverno de Alto Paraíso, com apoio da Agência Goiana de Cultura – AGEPEL, através da lei Goyazes, da Agência Goiana de Turismo – AGETUR, da Agência Ambiental, da UNESCO, homenageando a Viola e os Violeiros Brasileiros, com o patrocínio das Centrais Elétricas do Estado de Goiás – CELG, Fujioka e Varig.


Atividades de apoio a menores carentes e em situação de risco do município de Alto Paraíso, através do programa “Quintais Verdes”, em parceria com a JICA – Japan Internacional Cooperation Agency e Ministério Público de Goiás.


Jornada de Estudos do Nordeste Goiano, realizada em duas ocasiões no ano de 2001, na sede do Instituto Oca Brasil com a presença de autoridades municipais, estaduais, federais, coordenadas pela eminente antropóloga professora Mari de Nasaré Baiocchi membro do Conselho Consultivo do Instituto Oca Brasil, que teve como proposta principal a urgência na regulamentação fundiária das terras ocupadas pela comunidade Kalunga.


Convênio com o Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA para execução do projeto “Formação de Multiplicadores em Agroecologia” em parceria com o IBAMA e as Prefeituras de Alto Paraíso, Colinas do Sul, Cavalcante e Teresina de Goiás.
 

Convênio com o Fundo Estadual do Meio Ambiente – FEMA do Estado de Goiás para execução do projeto “Recuperação e Proteção das Nascentes e Margens do Rio Passa Tempo”, em Alto Paraíso de Goiás, com a consequente recuperação das condições da Usina Parque, para uso da comunidade.


Arborização, com mudas do viveiro, da Praça da Prefeitura e da Estação Rodoviária de Alto Paraíso de Goiás.

 

Curso de Extensão Universitária, realização do Instituto Oca Brasil e da UniversidadeSão Marcos, contando com a parceria da Physis - Cultura e Ambiente, do CEPAC – Centro de Estudos e Pesquisas e Ações Ambientais Culturais, Prefeitura Municipal de Alto Paraíso e UNESCO através de seu programa MaB “O Homem e a Biosfera”.


Seminário Artes Visuais e Políticas Publicas na Chapada dos Veadeiros. Realizado entre os dias 28 de novembro a 13 de dezembro de 2008, com o apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE.


Projeto Semeando o Bioma Cerrado - Estimular os elos da cadeia produtiva de sementes e mudas florestais de espécies nativas do cerrado a adequarem-se à legislação e a adotarem modelos eficientes de produção para viabilizar programas, projetos e ações que promovam o desenvolvimento sustentável. Projeto em parceria com a Rede de Sementes do Cerrado, EMBRAPA, UnB e com patrocínio da PETROBRAS AMBIENTAL.

​© 2014 by Instituto Oca Brasil 

  All rights reserved.

​Caixa Postal 32 Alto Paraíso de Goiás - GO CEP: 73770-00

Contato 55 62 3446-1166 / 55 11 3814-3366 instituto@ocabrasil.org